Governança, Gestão Intangível e Perícia Contábil

por | 10 de outubro de 2023 | Com a Palavra | 0 Comentários

A necessidade de ter governança corporativa para controlar ativos intangíveis é fundamental nos negócios modernos. No contexto das fintechs, que são empresas financeiras inovadoras que usam tecnologia para fornecer serviços financeiros, a governança corporativa é fundamental por várias razões. Proteção e gestão adequada, alocação de recursos, prestação de contas, valorização dos ativos e adequadamente registrados. Uma governança corporativa sólida pode ajudar a aumentar a percepção do mercado sobre o valor dos ativos intangíveis da empresa, o que, por sua vez, pode afetar positivamente o preço das ações e a atratividade para investidores.

A gestão de ativos intangíveis está relacionada à administração e valoração dos recursos intangíveis de uma empresa, que são ativos não físicos e não financeiros que têm valor econômico, mas não podem ser tocados. São exemplos de ativos intangíveis: marcas registradas, patentes, direitos autorais, softwares, know-how, capital intelectual, relacionamentos com clientes e reputação da marca. Gerenciar esses ativos é fundamental para criar valor a longo prazo para a empresa, proteger sua propriedade intelectual e manter uma vantagem competitiva.

A perícia contábil pode ser utilizada para avaliar ativos intangíveis, como marcas e patentes, em situações em que é necessário determinar seu valor para fins contábeis, tributários, de fusões e aquisições, ou para cumprir requisitos regulatórios. A valoração de ativos intangíveis pode ser complexa e requer expertise específica.

A perícia contábil é uma área da contabilidade que envolve a análise, interpretação e avaliação de registros contábeis e financeiros com o objetivo de fornecer informações precisas e imparciais em situações legais, como processos judiciais, arbitragens, investigações e litígios. Ela é realizada por profissionais contadores qualificados e é fundamental para resolver questões relacionadas a fraudes, disputas financeiras, cálculos de danos, entre outras.

O valor de uma empresa é influenciado por uma série de fatores, incluindo seus ativos tangíveis e intangíveis. Os ativos intangíveis desempenham um papel cada vez mais importante na determinação do valor de uma empresa, uma vez que muitas organizações modernas dependem cada vez mais de conhecimento, tecnologia e marcas fortes para obter sucesso no mercado.

A gestão eficaz de ativos intangíveis deve ser alvo da estratégia para impactar positivamente o valor de uma empresa ao longo do tempo. Investir em pesquisa e desenvolvimento, proteger propriedade intelectual, gerir o conhecimento, construção de marca, criação de produtos, canais e modelos de negócios inovadores, experiência forte com clientes e por aí em diante, são formas de incremento de valor dos ativos intangíveis das companhias e, por consequência, de seu Valuation como um todo.

Carlos Alberto de Almeida, Membro do Comitê de Tecnologia da Pagos

Consultor Empresarial Governança Corporativa e Perito Judicial. Graduado em Ciências Contábeis pela PUCSP, MBA em Gestão Empresarial UEM-PR, em Ciências Política, Estratégia e Planejamento na ESIC/ ADESG.

Tags

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Reforma Tributária e o regime de “serviços financeiros”

Reforma Tributária e o regime de “serviços financeiros”

Após longo período de discussões, a reforma tributária sobre o consumo foi promulgada pelo Congresso Nacional ao final de dezembro de 2023, por meio da Emenda Constitucional (“EC”) nº 132. O objetivo da reforma foi simplificar o sistema de arrecadação por meio da...