Contratação de solução de BaaS: você está pronto?

por | 24 de abril de 2023 | Artigos | 0 Comentários

Você está pronto para contratar uma solução de BaaS?

Você está preparado para entender as mudanças no cenário bancário? Afinal, o mundo dos negócios está passando por uma verdadeira revolução com o advento do Banking as a Service (BaaS), e para ajudar você a compreender esse novo modelo, a UltraTalks tem o prazer de apresentar o especialista Victor Duek, Officer de BaaS do Itaú BBA.

Com vasta experiência no mercado de pagamentos e atuando próximo ao ecossistema de fintechs, Victor Duek vai abordar os requisitos necessários para aderir ao BaaS de forma adequada, bem como as necessidades de ajuste cultural no ambiente corporativo para garantir o sucesso neste modelo.

Afinal, o que é BaaS?

Banking as a Service (BaaS) é uma inovação tecnológica que permite a empresas de diversos setores oferecerem produtos financeiros sem precisar serem instituições financeiras ou bancos.

O conceito de BaaS se popularizou com o surgimento das fintechs, que são empresas que oferecem serviços financeiros totalmente digitais, utilizando a tecnologia como sua vantagem competitiva em relação às instituições financeiras tradicionais.

Isso ocorre porque o BaaS é uma forma de disponibilizar serviços bancários através de APIs, o que possibilita que empresas e startups ofereçam serviços financeiros sem ter de construir toda a infraestrutura bancária do zero.

Dessa forma, o BaaS permite que essas empresas concentrem seus esforços no desenvolvimento de soluções inovadoras, focando em seus principais negócios, enquanto os bancos fornecem a infraestrutura necessária.

E como isso impacta o mercado? 

Segundo Duek, atualmente grandes indústrias estão buscando inovar, ao mesmo tempo que estão indo atrás de redução de custos e aumento das receitas e um dos caminhos tem sido melhorar seu relacionamento com o público-alvo por meio de soluções financeiras e não financeiras embarcadas. “A questão é que esta mudança não é simples, seja do cultural ao sistêmico e exige um investimento considerável para constituir uma solução financeira personalizada e mantê-la de pé”, acrescenta.

Compreenda os benefícios do modelo de negócio do Banking as a Service

Atração e fidelização de clientes

Quando uma empresa empresta dinheiro ao seu cliente, a relação se aprofunda. Ou seja, o cliente passa a confiar mais na empresa, especialmente se tiver acesso a taxas mais atrativas. Isso pode influenciar na escolha do cliente na hora de fazer uma nova compra, optando pela empresa que confiou nele e ofereceu condições favoráveis, em vez de uma empresa que não o conhece. Essa é uma das vantagens do BaaS.

Personalização dos serviços

Como a empresa não precisa se tornar um banco completo, é possível personalizar a oferta de serviços financeiros de acordo com as necessidades do cliente. Dessa forma, é assegurada uma estratégia mais eficaz, evitando o desperdício de tempo e recursos em ações que não resultarão em um impacto significativo. A empresa pode oferecer apenas o que é interessante para o seu público, com base no comportamento do cliente.

Uma experiência do usuário aprimorada

As vantagens do modelo de negócio do Banking as a Service, tais como a capacidade de atrair e reter clientes, bem como a personalização dos serviços, resultam em uma experiência aprimorada para o usuário. Em um cenário altamente competitivo, oferecer algo que aprimore o relacionamento com o cliente pode ser um diferencial significativo para a empresa.

Uma oportunidade de se atualizar sobre essas Transformações

Durante a palestra vamos compreender que essa é uma visão de oportunidade nas tecnologias e na compreensão de que o mercado está em constante evolução. 

O uso do BaaS não é apenas uma tendência passageira, mas uma abordagem estratégica para atender às demandas crescentes dos clientes por serviços financeiros digitais. Ainda, as empresas que adotam o BaaS também reconhecem a importância de se destacar no mercado ao oferecer produtos e serviços inovadores, mantendo-se competitivas e alinhadas com as expectativas do público-alvo.

Outros pontos importantes que vamos abordar durante a palestra, são algumas das vantagens desta nova tendência:

Transparência: abordaremos o tema de BaaS de forma transparente, fornecendo informações claras e objetivas sobre o conceito, as regulamentações envolvidas e os requisitos técnicos necessários para implementar com sucesso um modelo de Banking as a Service.

Desmistificação do conceito: a ideia de que BaaS se resume apenas a uma simples conta digital. Será destacado como um modelo de negócio mais abrangente, que envolve conhecimentos regulatórios, técnicos e estratégicos para ser adequadamente implementado.

Valor estratégico: a importância do BaaS como uma estratégia de negócio para empresas de diferentes setores, ressaltando como essa tecnologia pode ser utilizada como uma ferramenta para inovar, melhorar o relacionamento com o público-alvo e impulsionar o crescimento dos negócios.

Impactos reais: tenha mais clareza sobre o tema de Banking as a Service e, mais importante, as proporções, os impactos reais nos negócios e a reputação de uma empresa que pode estar em jogo.

Participe do UltraTalks gratuitamente

Victor Duek atua desde 2014 próximo ao ecossistema de fintechs na construção de soluções de pagamentos e bancos digitais. Atualmente, é officer da vertical de BaaS (Banking as a Service) no Itaú BBA. 

Sua expertise e conhecimento vão ajudar você com insights e informações relevantes sobre o tema de BaaS, suas nuances, impactos nos negócios e a importância da reputação das empresas nesse contexto.

A live está agendada para 26/4 às 18 horas, de forma online. Para garantir sua vaga, basta acessar o link e se inscrever em um rápido formulário e enviaremos as informações de acesso para seu e-mail.

Tags

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.